Eu quero perder 10kg até o final do ano – Saldo de Novembro

emagrecer-01-title

Mais um passo dado rumo a reta final da minha meta de 2013 (que pode ser acompanhada aqui e aqui). Eu estipulei que nesses quatro meses finais do ano eu teria que perder 10kg, como um desafio pessoal. Desde janeiro de 2012 eu comecei essa luta contra a balança, já que estava bem acima do peso ideal e comecei a sentir que isso estava afetando minha vida pessoal e minha saúde e que algo precisava ser feito.

Eu segui uma dieta, mas como bom ser humano eu tive pequenos deslizes que me desviaram dela. Apesar de tudo, consegui estabelecer esse foco de mantê-la junto com a academia (atividades aeróbicas e musculação) e em um ano eu passei dos 140kg para 120kg, mas entrei naquele caso: eu perdi bastante mas ainda estou bem longe do meu IMC ideal. E isso já entra naquele segundo porém, que não é só o corpo que precisa treinar pra perder peso, é a mente que precisa entrar nesse acordo. Tudo bem, perdi peso, legal, parabéns! Mas pra quem vive nessa condição de ser o gordinho, ter todo esse esforço e ver que falta muito é uma barra. E a situação ainda pode ter seus desacertos quando pessoas de fora que não acompanharam esse desempenho criticarem seu peso, mesmo sem intenção acaba sendo negativo demais. Aí é que a força de vontade (e ligar o f*da-se pra essas pessoas) tem que entrar em ação e seguir em frente 😀

Meu outro maior desafio foram os momentos em que eu estagnei em um peso. Senti isso várias vezes e vi por meses o peso não se alterar na balança, mesmo fazendo dieta, exercícios e musculação. Esse detalhe pode ser entendido como ganho de massa magra. Como eu desde o início dos treinos eu segui com a musculação, eu acabei ganhando músculos e isso pesa tanto quanto gordura, só que de uma maneira positiva. É uma dica que eu dou pra quem está seguindo o mesmo objetivo que o meu, se você notar que a balança não tem se alterado, mas está seguindo tudo certinho e vendo a barriga diminuir, não fique assustado porque não é exatamente um mal sinal.

Resolvi entrar nesse assunto aqui principalmente porque é o que me ocorreu esse mês. A grosso modo, eu não cumpri a meta do mês. Mas quase cheguei lá! Apesar de ter deslanchado na meta no primeiro mês e cumprido exatamente no segundo, eu tive esse pequeno problema que me evitou de “cumprir” a meta de novembro. Na prática, eu teria que chegar abaixo dos 103 até o final do mês. Só que, meu peso começou a oscilar entre os 103~104 e até os 105kg! O que foi um pouco desesperador.

meta-63-concluida

Mas eu notava que as bermudas e calças ficaram mais largas, o cinto teve que ser fechado em um buraco a menos, então algo estava acontecendo e eu não estava engordando.

O que me coloca num ponto crucial: eu quero cumprir essa meta. Porém, pra melhor entendimento, eu não tenho pretensão de desistir caso não consiga. Foi um desafio, uma brincadeira se for ver, pra dar uma motivada no meu objetivo. Se eu cumprir, ótimo, continuarei firme e forte correndo atrás de chegar no peso ideal. Se não cumprir, também, sigo em frente 😀

Essa semana eu resolvi reforçar a dieta para esses últimos dias. O mês de dezembro é o mais tenebroso pra quem quer emagrecer, são muitas festas, confraternizações, comilanças. Aí não há autocontrole que segure! O lado bom é que na balança os resultados já começam a aparecer, e isso é gratificante demais!

meta-75-concluida