Como ter motivação para entrar em forma

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Fala, galera! Voltando com minhas postagens do meu espaço pessoal aberto aqui no blog e de volta falando daquela que foi minha meta de 2012 e as consequências dessa mudança de estilo de vida que eu passei nos últimos 20 meses. Pra quem não me acompanhou desde o começo, vou dar uma resumida aqui.

No final de 2011 eu comecei a planejar minha volta para a academia e encarar uma dieta. Sério, estava precisando. Cheguei a beirar os 140kg e vi que isso me prejudicou muito na minha vida pessoal. Então resolvi encarar o desafio: em 2012 eu mudaria todo meu estilo de vida para algo mais saudável e iria perder esse físico de blogueiro. Pois bem, fiz. Encarei uma dieta de forma rigorosa (mas não foi nada tão absurdo assim) e frequentei a academia diariamente. Em um ano eu perdi 20kg, ganhei uma disposição que eu não tinha mais e me adaptei a essa vida nova.

Minha ideia seria simplesmente não ficar nisso até emagrecer e sim adotar isso pra vida toda. Até agora tudo bem. O que queria deixar explicado aqui é que não foi algo fácil. Não foi só ir na academia, só fechar a boca e problema resolvido. Quem está acima do peso como eu e faz essa mudança de rotina, principalmente na alimentação, sofre. Não sei se serve de exemplo pra todos, mas eu comia muito por ansiedade e quando comecei a cortar as gostosuras e a quantidade, o humor alterou. Isso pelo menos no primeiro mês até começar a sentir resultado e me acostumar com aquela quantidade de comida que eu ingeria.
E nem tudo são flores também. Imagina que você está determinado na sua meta, há meses se dedicando e de repente algo afeta o seu lado psicológico. Pois é, eu passei por uma barra pesada no final do ano que me deixou há um degrau de cair numa depressão. Pensa como uma besteirinha assim pode acabar com tudo? Bom, o importante é que a fase ruim passou, eu consegui * com esforço * superar isso e tô aqui escrevendo pra tentar dar um caminho pra quem ainda está perdido. Vamos lá!

Água

Primeira coisa pra você que entrou na sua meta de entrar em forma: acabou o refrigerante. Agora! Calma, não parou aí ainda… Sabe aquele suco de caixinha que você pensou em comprar pra substituir o refri? Então, melhor não. Esse suco você irá consumir apenas como um lanche durante o dia, o que você vai beber o dia todo será água. Sim, você naturalmente precisa beber água então vamos fazer com que seja sua principal bebida durante o dia. Se você trabalha em escritório, tenha sua garrafinha de água sempre ao lado para dar uma golada de hora em hora. Outra coisa também, vamos tirar a bebida da refeição. Um copo d’água 15 minutos antes e/ou somente 2 horas depois, certo?

Cuidado com o que vai te enganar

Barrinhas de cereal podem ser uma faca de dois gumes na dieta. Evite principalmente aquelas que tem chocolate ou açúcar em excesso. Ou então faça o melhor, troque por algo mais natural e saudável como uma fruta. E varie nas frutas! Uma maçã antes do almoço e uma banana no lanche da tarde. Ou então uma salada de frutas? Só não esqueça de não colocar açúcar ali.

Já reparou no tamanho do seu prato? Se possível, use pratos menores. Sério! Esses pratos de restaurante (principalmente) são gigantes por um motivo: caber mais comida. Se você vai lá e coloca uma colher de arroz num prato grande, vai parece que não tem quase comida lá e você vai querer colocar mais um pouquinho. Cuidado!

Fique de olho na sua ansiedade

Como eu disse, esse é um dos principais problemas que eu passo. Se bate o nervosismo e tem comida perto, eu vou lá e como. Então comece a se regrar. Tenha um lanchinho pra comer de 3 em 3 horas. Coma devagar suas refeições e evite comer o que você não precisa.

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Faça do chá um aliado

Chá verde, chá branco, chá vermelho. Adicione eles ao seu cotidiano. Eu sei que os dois primeiros “puros” não são as coisas mais saborosas que existem, mas dê uma chance. Caso prefira, pegue aqueles que são misturados a outros sabores, como laranja e limão. Vai sentir uma boa diferença no gosto! E cuidado com o açúcar!!

Comece algo

Comece a caminhar pelo menos meia hora por dia. Tente ir para a academia pelo menos três vezes por semana, não fique com vergonha. Todo mundo começa alguma coisa, então você está lá para isso.

Pegue leve consigo mesmo

Uma das coisas que podem te atrapalhar é o tanto que você cobra de si mesmo. Faça no seu ritmo, mantendo a calma e curtindo o exercício. Tenha sempre suas músicas com você, é algo que vai te motivar ainda mais… isso sem falar que os fones vai te deixar mais focado com o que você está fazendo e menos preocupado com que está acontecendo ao seu redor dentro da academia. Quando começar a ver os resultados, encare isso como uma conquista. Você está chegando lá 😉