Faça backups de forma simples e fácil com SugarSync

Há um tempo atrás, escrevi um post sobre uma das ferramentas que mais me surpreendeu nesses últimos tempos. A idéia de fazer backup em tempo real, de forma simples (só arrastar o arquivo pra pasta certa e ele já começa a ser sincronizado com o servidor) com o Dropbox foi realmente útil pra mim, tanto pessoal quanto profissionalmente falando.

Desta vez eu quero apresentar um outro aplicativo de backup, com um funcionamento também interessante: o SugarSync. A forma com que ele faz o backup é bem semelhante ao concorrente, porém a organização das pastas a serem sincronizadas é totalmente nova. No lugar de ter somente uma pasta que será sincronizada, você pode escolher quais pastas o sistema irá fazer backup. De documentos (comum em todos os sistemas operacionais) a pastas selecionadas manualmente.

Veja meu exemplo: como eu preciso trabalhar com páginas e imagens, eu uso bastante a minha área de trabalho. Então eu peguei e sincronizei meu desktop (do meu PC) pelo SugarSync e todo arquivo que eu colocar lá irá para o servidor. Mas não pára aí, eu também uso um Macbook para trabalhar. Então eu peguei e fiz exatamente isso com a minha Mesa. Agora vem a parte legal: eu coloquei nas configurações do aplicativo que as duas pastas se sincronizem. Então, eu coloco um arquivo no meu Desktop e em instantes ele também está disponível na minha Mesa, automaticamente.

Além de tudo, o SugarSync também oferece suporte para que você possa acessar seu arquivos pelo navegador, por um PC, Mac, iPhone, iPod Touch, iPad, smartphones Symbian, Android e Blackberry. E tudo isso de graça! Sem pagar nada, você tem até 5 GB de espaço para armazenamento e backup. Caso necessite de mais, existem planos com espaços maiores.